ORGANOGRAMA DO CSMJ
Áreas de actividade
O Conselho Superior da Magistratura Judicial tem como principais áreas de actividade as seguintes:
- Gestão e disciplina da magistratura judicial;
- Inspecção Judicial;
- Administração do Conselho.
Estrutura orgânica
Os serviços de apoio do Conselho Superior da Magistratura Judicial têm a seguinte estrutura orgânica:
- Secretário do Conselho;
- Departamento de Administração do Conselho;
- Departamento da Inspecção Judicial;
- Departamento de Recursos Humanos;
- Departamento de Finanças e Património;
- Departamento de Estudos e Cooperação;
- Departamento de Documentação e Informática;
- Gabinete do Presidente.
- Secretário do Conselho
Compete ao Secretário do Conselho Superior da Magistratura Judicial:
- Garantir, do ponto de vista técnico e administrativo, a preparação e realização das sessões do Conselho;
- Lavrar as actas das sessões do Conselho;
- Executar e fazer executar as deliberações do Conselho;
- Assegurar a preparação dos projectos dos orçamentos do Conselho;
- Assegurar, no âmbito da sua competência gestionária, a articulação entre o Conselho Superior da Magistratura Judicial e outras entidades públicas ou privadas;
- Coordenar as acções no âmbito da cooperação internacional;
- Autorizar as despesas variáveis do orçamento dentro dos limites e parâmetros a fixar pelo Presidente;
- Assegurar a gestão adequada dos recursos humanos, financeiros e do património, zelando pela correcta aplicação da legislação pertinente legislação;
- Propor alteração do quadro de pessoal;
- Propor os regulamentos necessários à organização interna e o funcionamento dos serviços;
- Emitir ordens e instruções de serviço no âmbito da sua competência;
- Despachar com os dirigentes das unidades orgânicas dos serviços;
- Submeter ao Presidente os assuntos que careçam de resolução superior;
- Praticar os demais actos permitidos por lei e os que forem expressamente determinados pelo Presidente do Conselho.
2. Departamento de Administração do Conselho
Compete ao Departamento de Administração do Conselho:
- Organizar o aparelho de gestão do funcionamento dos órgãos do Conselho Superior da Magistratura Judicial;
- Conceber e desenvolver os métodos de organização das sessões da Comissão Permanente e do Plenário do Conselho Superior da Magistratura Judicial;
- Organizar as sessões dos órgãos do Conselho Superior da Magistratura Judicial;
- Organizar e controlar a base de dados sobre as actas, deliberações e outros instrumentos do Conselho Superior da Magistratura Judicial;
- Assistir os membros do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
- Departamento da Inspecção Judicial
Compete ao Departamento da Inspecção Judicial:
- Proceder a recolha, sistematização e compilação de elementos necessários para a prossecução do trabalho dos Inspectores Judiciais;
- Efectuar a triagem dos relatórios anuais dos magistrados judiciais;
- Registar e autuar processos administrativos e praticar actos de secretaria a eles inerentes;
- Catalogar e guardar processos disciplinares, administrativos e de inquéritos instaurados;
- Movimentar processos disciplinares e de inquéritos, de harmonia com o s despachos neles exarados;
- Elaborar mapas estatísticos do movimento de processos disciplinares e de inquérito;
- Submeter aos inspectores judiciais os assuntos que careçam de resolução superior;
- Assistir e assessorar os Inspectores Judiciais.
- Departamento de Recursos Humanos
Compete ao Departamento de Recursos Humanos:
- Organizar e gerir a base de dados sobre os magistrados judiciais do país;
- Organizar e controlar o cadastro nacional dos magistrados e dos oficiais de justiça;
- Preparar os projectos de política de gestão dos magistrados e zelar pela sua execução;
- Elaborar propostas de recrutamento, formação, avaliação e nomeação dos candidatos à magistratura judicial;
- Gerir o expediente relativo às nomeações, colocações, promoções, exonerações e todos os actos de idêntica natureza, relativos a magistrados judiciais;
- Elaborar planos de formação dos magistrados judiciais;
- Realizar actividades de articulação com o Centro de Formação Jurídica e Judiciária no tocante à formação dos magistrados;
- Realizar actividades de articulação com o Tribunal Supremo e a Inspecção Judicial com vista à correcta gestão dos dados sobre o mérito dos magistrados;
- Zelar pela gestão do pessoal do pessoal dos serviços de apoio do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
- Departamento de Finanças e Património
Compete ao Departamento de Finanças e Património:
- Preparar os projectos de orçamento anual do Conselho Superior da Magistratura Judicial e proceder à sua execução;
- Organizar o cadastro do património do Conselho Superior da Magistratura Judicial;
- Efectuar a gestão do equipamento, parque automóvel e instalações afectos ao Conselho Superior da Magistratura Judicial;
- Manter actualizado o inventário geral dos bens móveis e imóveis afectos ao Conselho.
- Gabinete de Estudos e Cooperação
Compete ao Gabinete de Estudos e Cooperação:
- Elaborar propostas de estratégias de organização do Conselho Superior da Magistratura Judicial e do desenvolvimento do corpo da magistratura judicial;
- Proceder a estudos, tendo em vista a melhoria dos serviços de apoio do Conselho Superior da Magistratura Judicial e propor medidas de reformas;
- Proceder à compilação de estudos de Direito judiciário comparado sobre a organização dos conselhos da magistratura e gestão de magistrados;
- Elaborar estudos de avaliação do impacto das deliberações do Conselho Superior da Magistratura Judicial;
- Propor o estabelecimento e desenvolvimento de relações de cooperação internacional
- Departamento de Documentação e Informática
Compete ao Departamento de Documentação e Informática:
- Planificar, coordenar e controlar a actividade documental e o sistema informático do Conselho;
- Efectuar a gestão da biblioteca do Conselho;
- Realizar pesquisas bibliográficas;
- Manter sob sua guarda as colecções de Boletim da República e de outras publicações oficiais;
- Planificar e promover a edição de publicações de interesse para o Conselho;
- Organizar e conservar o arquivo permanente do Conselho;
- Organizar o banco de dados de legislação;
- Organizar e manter actualizado o ficheiro de deliberações, processos individuais dos magistrados, processos disciplinares e demais expediente do Conselho.
- Gabinete do Presidente
Compete ao Gabinete do Presidente:
- Organizar o programa de actividades do Presidente;
- Assessorar o Presidente no exercício das suas actividades;
- Assegurar a relação entre o Presidente e as diversas entidades e o público em geral;
- Organizar e controlar a circulação e tratamento do expediente e correspondência oficial inerente ao presidente;
- Assegurar a comunicação e controlo da execução das decisões do presidente;
- Prestar apoio logístico, técnico e administrativo necessário às actividades do Presidente.